29 de março de 2012

Projeto TransformAção realiza assembleia e define Conselho Diretor para 2012 -2014


O projeto TransformAção realizou na manhã desta quinta-feira (29) sua assembleia ordinária anual, conforme previsão em estatuto. Este ano eletiva, a assembléia avaliou e refletiu as atividades do TransformAção nos anos de 2010 e 2011 e planejou as ações para 2012.
            O Projeto TransformAção surgiu em 2007, a partir do desafio cada vez mais eminente de preservar e recuperar o meio ambiente, com o objetivo de proporcionar um processo de formação, conscientização e participação da sociedade na questão ambiental e social, a partir da organização de grupos e de espaços de coleta e reciclagem de materiais visando a proteção do meio ambiente e geração de trabalho e rendo aos desempregados(as) que residem nas periferias de Passo Fundo.
A parceria entre Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo, Associação dos Missionários da Sagrada Família (ASAFA), Associação Maria Auxiliadora (AMA), Congregação de Nossa Senhora (Notre Dame) e Congregação Missionária Redentorista (Instituto Menino Deus) além de viabilizar o projeto TransformAção, criou também a Associação das Entidades do Projeto TransformAção, que responde juridicamente por todas as ações do projeto.
Na assembleia desta quinta-feira, além de momentos de espiritualidade e integração, ocorreu a análise, discussão e aprovação oficial dos relatórios 2010 e 2011, do balanço anual 2011 e planejamento e cronograma para 2012. Após estes encaminhamentos realizou-se a eleição para o Conselho Diretor e Conselho Fiscal do projeto, tendo a assembleia optado pela manutenção dos atuais membros por um mandato de mais 3 anos. Assim, o Conselho ficou constituído por: Presidente: Luiz Costella (Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo), Vice-presidente: Moacir Filipin (ASAFA), Secretária: Ir. Izelba Maria Volpato (AMA) e Tesoureira Ir. Silvânia Ioner (Notre Dame)
            Em uma avaliação dos últimos dois anos do projeto, Luiz Costella ressaltou “a qualificação das ações do projeto, o envolvimento de muitas pessoas e da comunidade, que passou a reconhecer o projeto como uma referência na questão da organização dos recicladores, no trabalho com adolescentes e na preservação ambiental”.  Buscando beneficiar ainda mais pessoas e atendendo demandas importantes, inclusive a busca da sustentabilidade, o projeto está se qualificando para que consiga reconhecimento legal na parte da filantropia, através da estruturação de cinco programas de ação: Educação Socioambiental, Associativismo e Cooperativismo, Crianças e Adolescentes, Construção de Políticas Públicas e Fortalecimento e Sustentabilidade, declarou o presidente do Conselho Diretor, sobre as perspectivas para os próximos três anos.
      A assembleia, realizada na Casa Santa Cruz, em Passo Fundo, reuniu cerca de 20 pessoas representantes das entidades que compõem o projeto TransformAção.





Nenhum comentário:

Postar um comentário