5 de setembro de 2012

Coleta de óleo proporciona preservação ambiental e geração de renda

Para promover a preservação ambiental e a geração de renda, a AAMA - Associação Amigos do Meio Ambiente, na Vila Popular em Passo Fundo, busca na reutilização do óleo de cozinha usado, a mudança de cultura social.

A iniciativa, que é desenvolvida há três anos a AAMA viabiliza o trabalho através do cadastramento de pontos de coleta. A associação visita o local interessado, explica os benefícios da ideia, disponibiliza uma bombona para armazenar o óleo saturado e planeja uma data para recolhimento e troca do recipiente.
O descarte desse resíduo no meio ambiente através do despejo no ralo, por exemplo, causa danos irreparáveis ao solo e a água, mostrando-se um agente gerador de grande poluição, já que um litro de óleo pode contaminar um milhão de litros de água. Além disto, descartado de forma incorreta pode causar o entupimento de tubulações e em contato com o solo torna-se impermeabilizante, causando enchentes e inundações.
Além de proporcionar a preservação ambiental, o armazenamento, coleta e reutilização do óleo saturado possibilita a complementação de renda às associadas. Assim explica Maria Carmelinda da Rosa, presidente da AAMA: “Nosso trabalho e nossa vida mudou muito. Só os papéis não rendiam muito e agora nossa renda aumentou e podemos comer melhor, melhorar nossa casa e a vida em geral”.
Após a coleta, decantação e armazenamento do óleo, a associação comercializa o produto para empresas que utilizam o material para a produção de produtos de higiene, limpeza, tintas, solventes, combustíveis - como o biodiesel - e rações para animais.
Buscando garantir que o óleo saturado não seja mais descartado no meio ambiente, a AAMA trabalha pela implantação de mais pontos de coleta no município. Segundo Rosmari Alves, responsável pelo trabalho com o óleo dentro da associação, “para o trabalho dar realmente certo e crescer, é preciso que mais pessoas tenham um ponto de coleta. Basta nos ligar, fornecer o endereço e fazemos o cadastramento. Depois vamos lá, depositamos a bombona e buscamos quando for necessário. A pessoa só precisa fornecer o óleo, que antes iria fora”.
As associadas destacam também que muitos locais podem possuir um recipiente de coleta, especialmente aqueles que possuem grande produção, como restaurantes e padarias, ou os que têm grande tráfego de pessoas, como igrejas, lojas, empresas, mercados e escolas.
Os interessados em possuir um ponto de coleta podem entrar em contato com a associação pelo telefone 8146 7672 ou levar o óleo armazenado em garrafas PET à sede da associação, localizada na Rua Havaí, 99, a cerca de 600 metros da estação rodoviária.



Nenhum comentário:

Postar um comentário