17 de dezembro de 2012

Encontro marca final de ano no Projeto TransformAção


Neste ano, inúmeras ações foram concretizadas no Projeto TransformAção, nas associações e projetos que ele acompanha. Para confraternizar e partilhar as atividades que foram desenvolvidas em 2012, foi realizado, nesta quarta-feira (12), um encontro na casa Santa Cruz, onde reuniram-se as entidades formadoras do Projeto - Associação Maria Auxiliadora, Cáritas Arquidiocesana, Congregação de Nossa Senhora, Congregação Missionária Redentorista e Missionários da Sagrada Família , instituições apoiadoras, voluntários e representantes das associações de recicladores. A atividade contou também com a presença do Arcebispo Dom Antonio Carlos Altiere que celebrou uma missa com os presentes.
O encontro teve o intuito de integrar todos que atuam de uma forma ou outra no Projeto e incentivar para que no próximo ano as atividades continuem sendo realizadas em conjunto. A confraternização iniciou com a apresentação das entidades presentes e em seguida foi exibido um breve histórico do Projeto, que desde 2007 age em Passo Fundo aliando preservação ambiental e geração de renda para diversas famílias que sobrevivem do trabalho de reciclagem. No Projeto, também são desenvolvidas ações de educação socioambiental, atividades com crianças e adolescentes e participação na construção de políticas públicas. Além disso, no encontro, todos puderam refletir sobre a atual situação da coleta e separação de resíduos em Passo Fundo e quais as expectativas de avanço para o próximo ano.
Para Marcio Mazzon, secretário executivo do Projeto, os encontros são importantes para que todos os envolvidos se conheçam e desempenhem juntos o trabalho que a cada ano cresce. “A atividade valeu principalmente pela troca de experiências entre os diversos trabalhos desempenhados pelo Projeto TransformAção e pelo conhecimento adquirido sobre cada setor do Projeto, pois no dia-a-dia não há contato entre todos. O encontro foi importante ainda para percebermos os avanços e também os problemas que cada um enfrenta”, afirmou o secretário.
Um dos destaques da confraternização foram os testemunhos dados pelos recicladores das quatro associações atendidas pelo Projeto. Eles expuseram os desafios e dificuldades que enfrentaram ao longo do ano para a realização do seu trabalho, mas também falaram dos sonhos que possuem e das metas que buscam realizar durante os próximos anos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário