10 de maio de 2013

Cáritas de Passo Fundo recebe apoio da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

A fim de viabilizar ainda mais o desenvolvimento das ações da Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo e do Projeto TransformAção, a entidade acessou para 2013 recursos do projeto “Estratégias e Iniciativas de Combate à Pobreza”, lançado pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, com o apoio das empresas Artecola, Móveis Bentec, Lojas Renner, Innova, Jost Brasil Sistemas Automotivos e Suspensys Sistemas Automotivos, incentivo fiscal da Lei da Solidariedade e da Inter-American Foundation - agência independente ligada ao Congresso dos Estados Unidos.
O edital contempla ações que tem como objetivo atender populações em situação de vulnerabilidade social no Rio Grande do Sul e ter como objetivo a redução da pobreza em suas comunidades de atuação, e faz parte da Rede Parceria Social do RS, com apoio também do Governo do Estado do RS e projetos aprovados pelo Conselho Estadual de Assistência Social.
Neste sentido, a Cáritas propôs o projeto “Fortalecimento da autonomia das associações de recicladores”, que visa dar continuidade ao processo de assessoria e acompanhamento a três associações de recicladores: AAMA – Associação Amigos do Meio Ambiente, AREVI – Associação de Recicladores Esperança da Vitória e RECIBELA – Associação de Recicladores Parque Bela Vista; e uma cooperativa, a COOTRAEMPO - Cooperativa Mista de Produção e Trabalho dos Empreendedores Populares da Santa Marta Ltda.
O apoio da Fundação quer principalmente garantir autonomia aos processos coletivos realizados pelas associações de recicladores de Passo Fundo, através da formação e da preparação para o exercício do protagonismo na sociedade e na gestão das associações de recicladores, buscando qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente.
As entidades que tiveram projetos apoiados terão o apoio da equipe da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho para desenvolver as iniciativas e mensurar os resultados atingidos. “Teremos um acompanhamento sistemático com visitas técnicas, seminários, relatórios e, principalmente, monitoramento de cada um dos projetos por meio de uma matriz de indicadores”, explica o Coordenador de Cooperação Técnica da Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho, Jéferson Weber dos Santos.
O projeto da Cáritas apoiado pela Fundação beneficiará 64 recicladores que, como explica Luiz Costella, membro da coordenação colegiada da entidade, “São acompanhados periodicamente pela Cáritas em parceria com o Projeto TransformAção”. Costella ressalta ainda que o apoio da fundação propicia também a garantia da utilização de Equipamentos de Proteção Individual, aquisição de equipamentos de produção e a realização de encontros de formação e integração entre as associações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário