29 de junho de 2014

Projeto TransformAção capacita Recicladores para a Previdência Social

Desde o início do trabalho com as Cooperativas e Associações de Recicladores em Passo Fundo, no ano de 2007, a Associação das Entidades do Projeto TransformAção, formada pelas entidades, Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo, Congregação de Nossa Senhora, Associação Maria Auxiliadora, Associação dos Missionários da Sagrada Família e Congregação Missionária Redentorista, já promoveu 17 encontros com os associados das cooperativas de recicladores.

O último aconteceu no sábado, 28/06, e reuniu 45 associados de três cooperativas, contando com a assessoria do Técnico do Seguro Social, do INSS, Thiago Ruiz Brum. O tema discutido foi “O INSS e o catador/catadora: a importância de garantir a seguridade Social”. A orientação do técnico foi direcionada a todas as esferas da Previdência Social, com ênfase na condição de trabalhadores autônomos, caso específico dos trabalhadores da reciclagem, organizados em cooperativas.

Segundo Thiago, a Previdência “garante a renda quando a pessoa se encontra sem condições de trabalhar por doença ou acidente, dentro do que a lei determina”. Já para Adroaldo da Luz, associado da Recibela, o encontro foi importante porque esclareceu as suas dúvidas, principalmente em relação a aposentadoria da atividade de reciclador. Daí a importância de se fazer a contribuição mensal.

O Projeto TransformAção entende como fundamental o processo de acompanhamento e formação dos catadores/recicladores. Para a Irmã Silvania Ionner, Tesoureira do Projeto, “a organização quer que as cooperativas e seus associados tenham autonomia, e é para isso que se está trabalhando, par construir este processo na história das organizações”.

Participaram do encontro 45 pessoas. Além destes encontros, o Projeto transformação acompanha semanalmente as associações nos seus locais de trabalho, e contribui com Equipamentos de Segurança Individual, além de máquinas e equipamentos como prensas, picotadoras, eletrodomésticos, dentre outros.







Nenhum comentário:

Postar um comentário