25 de novembro de 2014

A Associação das Entidades do Projeto TransformAção celebra e presta contas 2014

As entidades Associação Maria Auxiliadora, Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo, Congregação de Nossa Senhora, Congregação Missionária Redentorista e Associação dos Missionários da Sagrada Família, somam forças desde 2007 consolidando o Projeto TransformAção como sinal de mudança de conceitos e realidades a partir da efetivação de seus programas de atuação, que são: Educação Socioambiental, Cooperativismo e Associativismo, Atividades com Crianças e Adolescentes e Participação em Políticas Públicas, celebrando e prestando contas da caminhada percorrida em 2014, o projeto realizou na tarde da última sexta-feira, 21 de novembro, um encontro com as entidades e parceiros.
O presidente da Associação das Entidades do Projeto TransformAção, Luiz Costella, abriu o encontro acolhendo todos os presentes e lembrando do espírito que une as cinco instituições em prol do objetivo/lema da iniciativa: Cuidar da vida, cuidar da natureza, cuidar das pessoas.
Atualmente o Projeto TransformAção acompanha três associações (Associação Amigos do Meio Ambiente – AAMA, Associação de Recicladores Esperança da Vitória – AREVI e Associação de Recicladores do Parque Bela Vista – RECIBELA), uma cooperativa (Cooperativa Mista de Produção e Trabalho dos Empreendedores Populares da Santa Marta LTDA – COOTRAEMPO) e dois grupos de crianças e adolescentes, sendo, Projeto Sementes do Jardim (Santa Marta) e Projeto TransformAção em Arte (Vila Popular).
No decorrer do encontro, a equipe executiva do projeto, Volnei Fortuna, Anna Caroline Ferrari e Lizione Dal`Piazi, apresentaram as principais atividades desenvolvidas durante o ano, além da prestação de contas, que contemplou a relação de recursos investidos nos grupos acompanhados e recursos captados. A equipe destacou ainda a participação do Projeto TransformAção nos espaços de construção e garantia de políticas públicas, como o Conselho Municipal do Meio Ambiente, Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente e Assembleia Permanente pela Preservação Ambiental. Após, as representantes das Associações, Cooperativa e Crianças e Adolescentes expuseram o cuidado recíproco existente entre Projeto TransformAção e grupos e os desafios e avanços ocorridos durante o período, enfatizando a importância do acompanhamento e monitoria disponibilizado.

Para finalizar, aconteceu um momento de espiritualidade e reflexão sobre como temos, cada vez mais, abraçar as questões sociais, potencializando a reciclagem numa perspectiva de garantir a geração de trabalho e renda dos 50 catadores/as acompanhados, bem como, as 80 crianças e adolescentes que se encontram em área de vulnerabilidade social. Ousemos na transformação, mais que nunca precisamos Transformar – Formar – Agir.





Nenhum comentário:

Postar um comentário