27 de janeiro de 2015

Visita e diálogo com estudantes de Teologia do ITEPA Faculdades

Com o objetivo de cuidar da vida, cuidar da natureza e cuidar das pessoas, o Secretário Executivo da Associação das Entidades do Projeto TransformAção Volnei Fortuna, acompanhou dois momentos de informação e formação com os/as estudantes e professor Neri Mezadri que ministra a disciplina de 
Movimentos Sociais na Teologia de Férias do Instituto de Teologia e Pastoral – ITEPA.

No dia 21 visitamos a Cooperativa de Trabalho Amigos do Meio Ambiente – AAMA que conta atualmente com 7 cooperadas e 3 cooperados e a Cooperativa de Trabalho dos Recicladores do Parque Bela Vista – RECIBELA com 14 cooperadas e 10 cooperados. A visita teve como objetivo a convivência entre estudantes e recicladores, diálogo e troca de experiências visando uma aproximação com o tema da reciclagem e sua forma organizativa no município de Passo Fundo. As presidentas e coordenadores de atividades de cada espaço acompanharam, tirando dúvidas e explicando o processo de triagem do material (considerando que a AAMA obtém material a partir de pontos de coleta distribuídos no município e a RECIBELA recebe todo o material da cidade) transformando o resíduo reciclável em geração de trabalho e renda.  Percebemos o impacto e inquietude que esta visita causou em cada um/a dos/as 29 visitantes.

O segundo momento aconteceu no dia 22, onde aconteceu um painel temático com representantes de organizações e movimentos, explanando temáticas como: atuação do Projeto TransformAção (Volnei), Pastoral da Saúde (João Maria) e o Movimento de Luta pela Moradia (Samuel) no ITEPA. Foram apresentadas as entidades Associadas que são: Associação Maria Auxiliadora, Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo, Congregação de Nossa Senhora, Congregação Missionária Redentorista e Associação dos Missionários da Sagrada Família, que somam forças desde 2007 consolidando o Projeto TransformAção como sinal de mudança de conceitos e realidades a partir da efetivação de seus programas de atuação, que são: Educação Socioambiental, Cooperativismo e Associativismo, Atividades com Crianças e Adolescentes e Participação em Políticas Públicas. Nesta perspectiva, aconteceu a exposição das cooperativas visitadas anteriormente, e dos demais trabalhos que o Projeto TransformAção acompanha e monitora cotidianamente com Assistente e Psicóloga Social a Cooperativa de Trabalho dos Recicladores da Santa Marta e Associação dos Recicladores Esperança da Vitória –AREVI. Além da exposição geral de produtividade e renda do ano de 2014 e a situação em que as cooperativas e associações se encontravam anteriormente a um acompanhamento sistemático e o momento atual, os participantes receberam a cartilha “TransformAção que comece comigo”.

Encontros como estes servem de incentivo para os catadores/as que se sentem valorizados/as nesta atividade que é fundamental. E para o Projeto TransformAção, a formação de caráter multiplicador faz com que o tripé transformar, formar e agir se efetive de maneira consciente e natural. Para que possamos avançar no cuidado com a vida, natureza e pessoas precisamos nos tornar sujeitos sensíveis e capazes de reciclarmos nossos próprios hábitos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário