1 de setembro de 2011

Mutirão pela inclusão digital beneficia participantes do Transformação em Arte

Construção de cidadania e inclusão social e digital é o que busca a parceria entre os projetosTransformação em Arte e Mutirão pela inclusão digital Transformação em Arte atende cerca de 50 crianças em situação de vulnerabilidade social, na Vila Popular, em Passo Fundo. O Mutirão pela inclusão digital busca a inclusão de minorias através de aulas de computação na Universidade de Passo Fundo.
O projeto Transformação em Arte, criado pelo TransformAção, busca através de oficinas educativas de capoeira, percussão e dança, educar crianças e adolescentes, formando cidadãos conscientes e responsáveis com a sociedade e com os diversos ambientes em que estão inseridos.
Mutirão pela inclusão digital, uma iniciativa da Universidade de Passo Fundo, foi criado em 2004, ejá beneficiou mais de 1600 pessoas oferecendo oficinas de informação e comunicação através de tecnologias de informática. O projeto envolve mais de 30 pessoas, entre alunos estagiários e professores da UPF.

 

Segundo Adriano Teixeira, coordenador do projeto “o Mutirão não busca preparar essas crianças para omercado, ou qualificá-las para uma profissão. O projeto visa resgatar e reforçar a cidadania, a leitura e a criatividade dos participantes.”
        A parceria entre o Mutirão e o Transformação em Arte traz inúmeras possibilidades aos participantes.Laís Mezzomo, estagiária do projeto há um ano e aluna do curso de pedagogia explica que “a metodologia de trabalho das oficinas prevê algumas situações que devem ser trabalhadas com os participantes: email, blog, imagens, vídeos e construção de textos.” A aluna destaca ainda que as crianças tem uma grande liberdade durante as oficinas, e que as aulas são desenvolvidas conforme o interesse e avanço dos próprios participantes.

 


“Quero agradecer muito todas as pessoas que contribuíram para que tenhamos outras oportunidades para crescer na vida. Aqui no mutirão é muito legal, nós nos divertimos muito e ao mesmo tempo aprendemos.” Declarou C.G.M, 13 anos, participante do projeto Transformação em Arte e das oficinas do Mutirão.
     A participação do projeto Transformação em Arte nas oficinas é importantíssima para a inclusão digital consciente das crianças do projeto, uma vez que muitas delas não teriam essa oportunidade em outra ocasião. As oficinas serão realizadas até o fim do ano, com duração semanal de 2 horas e devem beneficiar 25 crianças do projeto Transformação em Arte.

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário