7 de março de 2012

Parceria entre Cáritas e Caixa Econômica Federal beneficia recicladores de Passo Fundo

A Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo assinou na última semana o contrato que aprova o repasse de recursos para o projeto “Fortalecimento e articulação entre as associações de recicladores de Passo Fundo”, aprovado pela Caixa Econômica Federal através do Fundo Socioambiental.
Em uma cerimônia na sede da CEF, ocorreu a assinatura do contrato que firma a cooperação de dois anos entre a Cáritas e a Caixa Econômica Federal, estabelecendo uma parceria sustentável – relação baseada na transparência, na ética, na confiança e no cumprimento das obrigações legais.
O projeto, que prevê a liberação de R$ 107,1 mil, beneficiará 4 associações de recicladores de Passo Fundo: a AAMA – Associações Amigos do Meio Ambiente, a AREVI – Associação de Recicladores Esperança da Vitória, a COOTRAEMPO – Cooperativa Mista de Produção e Trabalho dos Empreendedores Populares da Santa Marta Ltda e a RECIBELA – Associação de Recicladores Parque Bela Vista.
Este ano, o apoio da Caixa tem como principal objetivo viabilizar a continuidade das atividades realizadas em 2011 na área da preservação ambiental e reciclagem. No último ano a Cáritas também acessou recursos da Caixa, mas através de um acordo de cooperação técnica com o PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, quando executou o projeto “Transformação”. Neste sentido, Luiz Costella, coordenador da Cáritas Arquidiocesana e responsável pelo projeto, explica que “no último ano o projeto trouxe muitos benefícios, obtendo muito êxito na sua aplicação aqui em Passo Fundo. O projeto fortificou o trabalho, manteve assessoria e monitoria nas associações, trouxe melhor segurança no trabalho através dos EPI’s [Equipamentos de Proteção Individual], identificação com camisetas e jalecos e alguns equipamentos que foram adquiridos com recursos da Caixa/PNUD”.
Tal como o último projeto, este busca contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidos pela ONU através dos “8 jeitos de mudar o mundo”. Neste ano, o apoio às associações de reciclagem se dará através de recursos do Fundo Socioambiental – formado por 2% do lucro anual da CEF, beneficiando as ações através de 5 metas: capacitar dos recicladores, melhorar o processo de comercialização dos produtos, incentivar a participação da mulher nos trabalhos de coleta e gestão, fomentar a geração de trabalho e renda e promover a sustentabilidade ambiental através da reciclagem.
Paulo Cesar de Lima, superintendente regional da Caixa em exercício, destacou na ocasião da assinatura do contrato: “Primeiro é necessário parabenizar a Cáritas e o Projeto TransformAção por esta iniciativa de se inscrever nesta chamada pública do Fundo Sócio Ambiental e trazer este projeto para o norte gaúcho, beneficiando estas 4 associações de recicladores. Para a Caixa é muito importante o apoio ao projeto, já que faz parte da nossa missão.”
       O trabalho que beneficia as Associações de recicladores é desenvolvido em parceria com outras entidades que fazem parte da Associação das entidades do Projeto TransformAção: Cáritas Arquidiocesana, Congregação de Nossa Senhora, Instituto da Sagrada Família, Associação Social e Caritativa, e Congregação dos Missionários Redentoristas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário