12 de setembro de 2012

Trabalho de monitoria viabiliza ações nas associações atendidas pelo Projeto TransformAção.

Na perspectiva de auxiliar a autogestão das associações atendidas pelo Projeto TransformAção e de desenvolver lideranças entre os recicladores, contemplando uma das ações do Projeto que visa o associativismo e o cooperativismo, é desenvolvido trabalho de monitoria, procurando assim, melhorar a atuação qualificada das associações, tanto no trabalho de reciclagem, quanto no desenvolvimento humano e profissional dos associados.
Para que o crescimento individual e coletivo aconteça, o monitor tem a função de acompanhar o trabalho de cada associação, apontando soluções para problemas internos e auxiliando também a realização da parte administrativa e organizacional dos grupos. Deste modo, os monitores participam ainda, de reuniões quinzenais, cujo objetivo é aprofundar as temáticas ambientais para partilhar com o grupo. Nas reuniões são discutidos também o avanço de cada associação, seus aspectos positivos e negativos, as dificuldades que ainda possuem e as formas de resolvê-las.

Administrar e gerenciar um empreendimento coletivo exige a participação de todos os associados, que encontram no monitor referência e apoio. O monitor proporciona processos de formação e conscientização, aliando o trabalho ambiental com a geração de renda. Para Marcio Mazzon, secretário executivo do Projeto TransformAção e monitor da Recibela - Associação de Recicladores Parque Bela Vista, é com o auxílio da monitoria que as associações conseguem se desenvolver. “Não tenho dúvidas em dizer que sem este trabalho as ações não conseguiriam se viabilizar, o trabalho de monitoria é indispensável”. Além disto, Márcio afirma que a função do monitor é apenas auxiliar, que ele pode e deve acompanhar, mas cabe aos associados e a diretoria de cada associação desenvolver seus trabalhos.
            O projeto TransformAção é formado pela Associação Maria Auxiliadora, Cáritas Arquidiocesana, Congregação de Nossa Senhora, Congregação Missionária Redentorista e Missionários da Sagrada Família e coordenado por um Conselho formado entre representantes destas entidades, que também participam e orientam os monitores no desenvolvimento de seu trabalho.




Nenhum comentário:

Postar um comentário