17 de maio de 2013

Projeto TransformAção realiza formação com a Congregação de Nossa Senhora

A Equipe do Projeto TransformAção e a Congregação de Nossa Senhora, articularam nos dias 06 e 10 de maio de 2013 na Casa Santa Cruz e Casa Provincial Notre Dame, atividades de fortalecimento e multiplicação do trabalho desenvolvido pelo Projeto TransformAção nos seguintes grupos: Associação Amigos do Meio Ambiente – AAMA, Associação de Recicladores do Parque Bela Vista – RECIBELA, Associação de Recicladores Esperança da Vitória e na Cooperativa Mista de Produção e Trabalho do Empreendedores Populares da Santa Marta Ltda – COOTRAEMPO. O trabalho perpassou a questão do lixo em Passo Fundo, dando ênfase aos desafios e estratégias utilizados na questão da reciclagem. 

A atividade iniciou com a reflexão e oração sobre a mensagem “O Saco de Carvão”, que apresenta a importância de se tomar cuidado com os pensamentos, pois eles se transformam em palavras, as palavras em ações, as ações em hábitos, os hábitos moldam o caráter e o caráter decide o destino. 

A partir desta questão, dialogou-se sobre a reciclagem como forma de sustentabilidade do planeta. No princípio, o sistema de produção era tradicionalmente assumido como linear, com isso, havia desperdício de muito material que podia ser reutilizado/reaproveitado. A Revista Veja de dezembro de 2010 apresentou um dado importante: se continuarmos caminhando com o sistema de produção e consumismo desenfreado, o planeta não terá suporte e nem condições de subsistência, de forma que seriam necessários dois planetas terra. Para que seja possível a inversão desta realidade, teríamos que reduzir o consumo em 33% nos próximos 20 anos. No entanto, existem alternativas que visam economia de recursos naturais e consequentemente a preservação do meio ambiente. Este modelo pode ser chamado de ciclo fechado, havendo assim, à diminuição do impacto ambiental. 

Em Passo Fundo, para termos uma ideia, há uma produção diária de 130 toneladas de lixo por dia, levando em conta que 45% deste lixo é orgânico (se trabalhado em um sistema de compostagem, pode ser utilizado em hortas, canteiros, entre outras) e 55% pode ser reciclado. Nas associações e cooperativa temos 49 pessoas que trabalham diretamente com o processo reciclagem, sendo esta a única fonte de renda destes recicladores, reaproveitando ao todo aproximadamente 104 toneladas mês. Portanto, para que este material seja reutilizado e se transforme em fonte de renda para estas pessoas, é necessária a conscientização e o comprometimento da população no processo seletivo, o que significa não misturar materiais recicláveis com o restante do lixo. 


O encontro foi finalizado desafiando os participantes a serem multiplicadores/as no processo de conscientização, pois como destacado anteriormente, é a partir de nosso pensamento, ação, hábito e caráter, que decidimos o destino de nosso planeta. Leonardo Boff quando fala sobre a terra, a tem como mãe, por isso o respeito e cuidado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário