7 de julho de 2010

RECIBELA inicia triagem no aterro sanitário Você também pode ajudar

Certamente dia 6 de julho de 2010 ficará na memória de muitos passo-fundenses. Pela primeira vez uma associação de recicladores assume a triagem de resíduos no aterro sanitário municipal.
A RECIBELA – Associação de Recicladores Parque Bela Vista – realizou nesta segunda-feira um reconhecimento do local, a fim de avaliar as condições de trabalho e a data de início do mesmo.
A associação é acompanhada pelo projeto TranformAção, constituído de cinco organizações sociais: Cáritas Diocesana, Notre Dame, ASSEC, ISAFA e Menino Deus, sendo apoiado ainda pelo Fundo Diocesano de Solidariedade e Mitra Diocesana.
A RECIBELA assumiu as atividades no aterro através de um Convênio firmado com a prefeitura municipal e a Cáritas Diocesana, prevendo o repasse de R$ 62.400,00 para o início do trabalho da associação.
Segundo o Secretario do Meio Ambiente, Clóvis Alves, a triagem não estava sendo realizada adequadamente na cidade, o que provocava um rápido saturamento das células e um grande desperdício de matéria prima.
Alves destaca ainda que a “associação vai gerar economia aos cofres públicos, uma vez que a partir do momento que se consiga reduzir o volume de lixo na triagem, conseqüentemente as células terão uma durabilidade maior.”
Além disso, os 60 associados à RECIBELA vão gerar e agregar renda às suas famílias, dando dignidade àqueles que anteriormente recolhiam lixo nas ruas e não eram valorizados pelo seu trabalho.
Fabiano Rossini, presidente da RECIBELA, comenta que os associados estavam ansiosos, já que a associação aguarda desde março para iniciar os trabalhos.
A associação vai trabalhar 24 horas por dia na usina, distribuídos em quatro turmas, separando e prensando os resíduos recicláveis. Todos os recicladores terão Equipamentos Individuais de Proteção, seguro de vida, uniforme e treinamento.
Como fazer a sua parte? Todos podem ajudar para que o projeto atinja seu objetivo, não misturando o lixo em casa. Se todos colocarem o lixo de forma separada, ao chegar na esteira do aterro sanitário, vai ser possível utilizar o material reciclável. Dessa forma, estaremos ajudando a Recibela gerar renda para os seus 60 associados e, principalmente contribuindo para o destino correto do lixo que produzimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário