15 de junho de 2010

Prefeitura confirma reciclagem de resíduos no aterro sanitário

O dilema do lixo em Passo Fundo começa a ser resolvido. Foi assinado dia 14 de junho de 2010, um convênio entre a Prefeitura Municipal, o Projeto TransformAção (Através da Cáritas Diocesana) e a RECIBELA.
            O convênio visa realizar a triagem de resíduos recicláveis junto ao aterro sanitário municipal, através da Associação de Recicladores Parque Bela Vista – RECIBELA, que integra 53 associados, gerando trabalho e renda aos trabalhadores, além da preservação ambiental à toda cidade e região. O projeto prevê o repasse de R$ 62.400,00 para dar início ao processo.
Fabiano Rossini, presidente e associado da RECIBELA, destaca que “O projeto vai abrir uma nova esperança para a comunidade passo fundensse resolver o problema do lixo.”
O secretário do Meio Ambiente, Clóvis Alves, ressalta que o Projeto TransformAção já tem experiência na área, uma vez que acompanha outras três associações na cidade. Por isso o trabalho no Parque Bela Vista é diferenciado. Os associados possuem formação para atuar e o volume de material no aterro é muito grande, o que só cria boas expectativas quanto ao futuro da RECIBELA e à parceria firmada com a prefeitura.
Alves acredita que 25 a 30% do lixo da cidade será reciclado. Isso significa uma diminuição de um terço no lixo depositado na célula do aterro. Além disso, lembra que muitas pessoas que trabalhavam clandestinamente no local hoje são associados a RECIBELA.
Segundo o prefeito Airton Dipp, o projeto tem um grande cunho social, mas enfatiza que deve haver um comprometimento da associação perante o recurso repassado pela prefeitura. A RECIBELA tem a partir de agora um grande compromisso com todo o município.
O contrato do convênio estabelece ainda que a prefeitura municipal de Passo Fundo deve arcar com as despesas de água, luz e manutenção do aterro e de sua estrutura, como esteiras e prensas.

A associação deve assumir a reciclagem no aterro sanitário da cidade assim que o recurso for repassado, já que dessa forma poderá ser feita a aquisição dos EPI’s - Equipamentos de Proteção Individual - e o transporte dos recicladores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário