Com o objetivo de estimular a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias sociais, primando por iniciativas sociais no setor da agroecologia e produtos sustentáveis, o prêmio Inova Social de Economia Solidária foi entregue na 11ª edição da FRESOL - Feira Regional da Economia Popular Solidária, realizada no último final de semana no Bourbon Shopping, em Passo Fundo.
Oferecido pelo segundo ano, o prêmio Inova Social reconhece ações inovadoras desenvolvidas por cooperativas, associações comunitárias e empreendimentos solidários, que contribuam para o fortalecimento da cadeia produtiva do comercio justo, educação ambiental, tecnologia social e agroecologia - pilares da FRESOL. O vencedor deste ano foi o projeto TransformAção, que desenvolve atividades de conscientização, formação e organização de pessoas envolvidas na coleta de materiais recicláveis. Atualmente o projeto trabalha diretamente com três associações: AAMA - Associação Amigos do Meio Ambiente, Cootraempo - Cooperativa Mista de Produção e Trabalho dos Empreendedores Populares Santa Marta LTDA e RECIBELA - Associação de Recicladores Parque Bela Vista.
O Projeto TransformAção atua ainda diretamente com crianças e adolescentes, disponibilizando oficinas de capoeira, arte e percussão, papel reciclado, mídia-educação e outras, junto aos grupos “Transformação em arte” na Vila Popular, e “Sementes no Jardim”, na Vila Jardim. A Cáritas Arquidiocesana também é uma das entidades que compõem o projeto.
Segundo o coordenador da Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo e membro da Direção do Projeto TransformAção, Luiz Costella, uma feira como a FRESOL só é possível de se viabilizar com a participação de múltiplos atores da sociedade. “A FRESOL hoje foi possível graças a articulação pública tanto estadual como municipal, juntamente com a participação - seja com recursos, seja com material humano - dos empreendimentos econômicos solidários, bem como o premio recebido pelo projeto é o reconhecimento da importância do trabalho desenvolvido”, afirmou Costella.
Nos três dias, cerca de 30 mil pessoas passaram pelos estandes da FRESOL, recorde de público nos 11 anos da feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário