7 de novembro de 2013

Cáritas participa de seminário promovido pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Para avaliar o projeto desenvolvido em Passo Fundo pela Cáritas Arquidiocesana em parceria com Projeto TransformAção, com apoio da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, Janete Gomes, administradora da Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo e Volnei Fortuna, educador social do Projeto TransformAção, participaram na última semana de um seminário em Porto Alegre.

A IV edição do Seminário das Instituições – Rede Parceria Social, aconteceu nos dias 29 e 30 de outubro e no primeiro dia abordou a temática “Mundo Digital nas Organizações Sociais”, mediada por Daltro Garcia, Gestor Social da Fundação. Para ele o mundo digital possui ferramentas que possibilitam acessibilidade qualificada na atuação social: “A tecnologia surge para sermos mais felizes, pois ela nos possibilita a sobra de tempo para utilização no lazer, descanso, entre outros”.

Já no dia 30, o combate à pobreza foi o assunto de reflexão e o tema proposto pela Coordenadora da Área de Desenvolvimento Social da Fundação Irmão José Otão, Rita Patussi, foi: “Gestão nas Organizações Sociais”, que entre diversos assuntos, falou sobre o perfil dos gestores e administração financeira, onde destacou a importância de planejar a distribuição dos recursos. “Bons projetos são resultado de autoconhecimento, boa gestão e os bons parceiros”, concluiu.

O projeto executado durante o ano pela Cáritas, em parceria com o Projeto TransformAção foi: “Fortalecimento da autonomia das associações de recicladores”, que beneficiou cerca de 60 recicladores da Associação Amigos do Meio Ambiente – AAMA; Associação de Recicladores Esperança da Vitória – AREVI; Associação de Recicladores do Parque Bela Vista – RECIBELA e da Cooperativa Mista de Produção e Trabalho dos Empreendedores Populares da Santa Marta LTDA – COOTRAEMPO. Para o secretário executivo do Projeto TransformAção, Vonei Fortuna, “o encontro também foi oportunidade de trocar experiências com as demais instituições e entidades participantes, além de ser um momento oportuno para crescimento e aperfeiçoamento da nossa atuação cotidiana”.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário